segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ENTREVISTA


A equipe @NorteCuriosos, esta semana, fez uma entrevista com um senhor que não quis ser identificado. Abaixo a entrevista!

@NorteCuriosos: Você conhece bem a região norte?

 Entrevistado: Acredito que não, visitei alguns estados somente.

@NorteCuriosos: Quais estados visitou?

 Entrevistado: Pará e Roraima                                                                                       

@NorteCuriosos: O que você acha da Floresta Amazônica?

 Entrevistado: Ela é bem grande né, mata fechada, muitos animais, plantas e é muito importante para o mundo, as reportagens feitas nela dizem que é o pulmão do mundo. 

@NorteCuriosos: Você recomendaria alguém para viver na Região Norte?

 Entrevistado: Sim, independente do calor de Manaus e de outras partes da região, é um belo paraíso para se viver, posso dizer que ficamos mais perto da natureza, é algo relaxante.

@NorteCuriosos: Você gota de alguma comida típica da Região?

 Entrevistado: Gosto muito de tapioca e açaí, o tambaqui assado é muito bom também, o vatapá daqui é ótimo [...] Se eu for continuar falando posso fazer uma lista (risos).

@NorteCuriosos: Você acha que nossa região é rica?

 Entrevistado: Sim, claro que sim. Tem muitas riquezas, cultura, dinheiro, terras, tudo isso se inclui, só acho que é mal distribuída , mas que ricos em várias coisas.

@NorteCuriosos: Uma ultima pergunta para encerramos, O que você faria para melhorar as condições de vida em nossa região?

 Entrevistado: Primeiro eu iria distribuir essas terras direito, é muito bagunçado. Investiria pesado no saneamento básico por causa das doenças, na educação também e na saúde. Na realidade, precisaria de muitas coisas, mas, iria começar por aí.

@NorteCuriosos: Obrigado pela sua atenção Senhor, a equipe agradece.

 Entrevistado: Tudo bem, obrigado igualmente.



AMAPÁ

O estado de Amapá esta encontra-se no nordeste da Região Norte, a sua área é de
142.828,521 km².  É o segundo estado brasileiro com maior área protegida. A capital do estado é Macapá que é a maior cidade do estado, o estado é composto por 16 municípios, que os mais importantes são: Santana, Laranjal do Jarí, Oiapoque e Mazagão. O estado de Amapá tem um conjunto enorme de tradições, lendas, costumes, culinária, arte e dança. as frutas mais utilizadas na culinária são: babaca, tacacá, cupuaçu, graviola, taperebá e principalmente a castanha-do-brasil.
A atividade agropecuária no Amapá é pouco desenvolvida, o qual não é o suficiente para cobrir a demanda no próprio estado. Mais a pesca tem uma grande participação na economia do estado, os principais peixes encontrados no estado são: Piramutaba, Filhote dourada, Pirarucu, Tambaqui, Tucunaré, Piranha entre outras espécies de peixes que tem. o Amapá é um dos maiores produtores de Manganês no Brasil.
Os pontos turísticos mais famosos do Amapá são a Fortaleza de São José, o Monumento Marco Zero do Equador, a Igreja de São José, o Trapiche Eliezer Levy, Museu Sacaca, Casa do Artesão e o Teatro das Bacabeiras.

BANDEIRA DE AMAPÁ
VISTA AÉREA DE MACAPÁ
IGREJA DE SÃO JOSÉ
postado por: Josué Cardoso

Acre


Sem essa de pensar que acriano anda pra trás, esse esteriótipo devemos graças que na antiguidade só se podia entrar de barco no Acre se o barco fosse de ré, pois pelo canal que dava acesso era muito estreito e não se podia virar o barco, mas se colocarmos isso como forma de indagações irônicas, de certa forma quem se isola somos nós. Assim pensando de forma diferente melhor farinha branca é a do Acre, a rapadura de dar água na boca vem de lá, se for dar uma passadinha por lá não se esqueça de provar as comidas tipicas é como dizem os falantes do castellano "es muy rica".

 Postado por:Daniel Elias.

PARÁ

Na região Norte o ser que é paraense chama muito a atenção para os demais brasileiros, por causa da forma de como falam, de vestir, dançar e até mesmo da forma de como eles cantam. O paraense é caracterizado pelo gosto de coisas da própria terra. O Pará é uma das 27 federativas do Brasil, sendo que o estado é o segundo maior delas em território com uma área de 1.247.954.666 km2. A capital do estado é Belém. As cidades mais importantes do estado são: Santarém, Castanhal, Itaituba, Marabá, Altamira, Cametá e Paragominas.

A economia do Pará é muito diversificada como: a agricultura que se baseia no cultivo de laranja, cana-de-açúcar, coco, mandioca, caju e principalmente a famosa pimenta do reino. Na pecuária destaca-se a carne bovina, também o estado possui criações de aves, suínos, equinos e bubalinos. No setor industrial temos as industrias de madeireiro, alimentício, químico, alumínio entre outras industrias. Mais a principal atividade econômico do estado é o extrativismo mineral de bauxita, ferro, manganês, calcário, ouro e estanho.
Alguns pontos turísticos do Pará são: A praia de Barra Velha, Ilha do Marajó, Praia do Pesqueiro, o famoso Teatro da Paz entre outros importantes lugares.

BANDEIRA DO PARÁ
VISTA AÉREA DE BELÉM DO PARÁ

postado por: Meire Natália

Região Norte


TOCANTINS

Localizado estrategicamente no centro do território brasileiro, Tocantins é a passagem terrestre natural entre o sul e o norte do país. Faz divisa com seis estados (Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso e Goiás) pertencentes às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Por estar numa área de transição, apresenta características climáticas e físicas tanto da Amazônia Legal quanto da zona central do Brasil. Possui uma área de: 277.620,9 km2.
seus principais rios são: Tocantins, Araguaia, do Sono, das Balsas, Paraná e os municípios mais populosos: Palmas (220.889), Araguaína (130.105), Gurupi (72.831), Porto Nacional (47.141), Paraíso do Tocantins (42.319), Araguatins (29.936), Colinas do Tocantins (28.467), Miracema do Tocantins (28.239), Tocantinópolis (26.994), Guaraí (21.175) – 2006 . O cerrado cobre 87,8% da área total do estado e o restante é ocupado por florestas. No sudoeste está a ilha do Bananal, a maior do tipo fluvial no mundo. Com fauna e flora variadas, ela abriga o Parque Nacional do Araguaia, além de reservas indígenas, como a dos Carajás. Apesar de contar com a maior bacia hidrográfica localizada inteiramente em território brasileiro - Araguaia-Tocantins -, o estado produz apenas 35% da energia que consome. Está prevista para 2001 a conclusão da hidrelétrica de Lajeado, no rio Tocantins, que deverá produzir energia suficiente para atender às necessidades do estado e gerar excedente para outras regiões do país. Para melhor aproveitar seu potencial hídrico, está em construção a hidrovia Araguaia-Tocantins, que deve ligar as áreas férteis da região central aos principais portos do norte do país por um sistema do qual fazem parte também ferrovias e rodovias. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2001.Fundada em 1990, à beira do Rio Tocantins, a capital, Palmas, ainda se encontra em processo de edificação. Já foram pavimentados 4,5 mil km de ruas da cidade e as redes de água encanada, esgoto e luz elétrica alcançam quase todas as residências. A população cresceu de 131 mil para 220 mil habitantes entre 2000 e 2006 - a maior taxa de crescimento do país.



Bandeira de tocantins



A capital do Estado(Palmas).

Referências:


Postado por:Nicole Rocha.





5 peixes típicos da Região Norte.

Bodó



Comum no rios e lagos do Amazonas, o peixe cascudo, é rico em proteínas, Do peixe se aproveita tudo, inclusive a casca que serve para fazer ração, peixe altamente nutritivo o Bodó pode ser encontrado nas feiras e mercados da capital e do interior, principalmente no período das cheia dos rios, já que no período da vazante ele se recolhe para procriar. O Bodó se alimenta de resíduos, é pescado de maneira tradicional através de redes ou manualmente, colhendo as espécies direto nas tocas.


Matrinxã



é um peixe que lembra muito um lambari grande. O corpo é alongado, um pouco alto e comprimido. Sua coloração geral é prata nos flancos, com dorso mais escuro em marrom ou preto e nadadeira caudal geralmente com faixas negras e bordos brancos. Apresenta uma mancha arredondada escura na região umeral. Tem boca pequena ornada com dentes multicuspidados (com várias pontas), dispostos em várias fileiras na maxila superior, cortantes e trituradores. Produz muco abundante e viscoso, de aspecto leitoso. Atinge pouco mais de 70 cm de comprimento total e cerca de 4,5kg de peso.


Pacu


São típicos do pantanal sul-matogrossense, dos rios amazônicos e bacia do Prata, e originários dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.Alimenta-se de frutos, caranguejos e de detritos orgânicos encontrados na água. Atinge 25 kg de peso, comum até 8 kg. São praticadas duas formas diferentes de pesca: na vara de bambu, fisgada com frutos (tucum, laranjinha ou jenipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo.


Pirarucu


Pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 kg. É um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. Costuma viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam de 24 a 37 °C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.Este peixe é um dos maiores de água doce do mundo, e conhecido também como o bacalhau da Amazônia. Seu nome vem de dois termos tupis: pirá, "peixe" e urucum, "vermelho", devido à cor de sua cauda.


Tucunaré




Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal e são peixes cartilaginoso. Os tucunarés são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis. São peixes diurnos que se alimentam de qualquer coisa pequena que se movimenta e outros peixes e até pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso. O tucunaré é um peixe popular em pesca desportiva.


Referências:
  

Postado por:Nicole Rocha

Amazonas.


Postado por:Daniel Elias

Amazonas, Não só um Estado, Uma Vida

O Amazonas, pertencente à região norte, é um dos estados mais populosos dessa região. Possui uma área total de 1 570 000,148 quilômetros quadrados. É diversificado em todos os sentidos, etnias, animais, plantas, culturas e idiomas. Cheio de riquezas, possui, dentro de seu território, a maior parte da Floresta Amazônica e também o Rio Amazonas, maior rio em extensão de águas. A cultura “amazonense” é rica em tipos de culinárias, de trabalhos, principalmente em áreas de várzea e pela grande imensidade de rios que banham todo o estado. Muitos turistas estrangeiros visitam o estado para conhecer mais e principalmente pelas belezas que o mesmo possui. Encontro das águas, pororoca, cachoeiras e grandes balneários fazem com que os turistas tenham gosto de estar aqui. Ao total, o estado do Amazonas possui 62 municípios, sendo divido em 13 microrregiões e 4 mesorregiões tendo por capital o município de Manaus. Tapioca, banana frita, tambaqui assado, pé-de-moleque, e outros tipos de comidas, tornam o povo amazonense bem variados no paladar. Em certas épocas do ano, cada município tem uma festa própria, festa do cupuaçu, da laranja, da banana, do boi, entre outras comemorações. O Folclore, também, muito divertido, boitatá, curupira, mapinguari, boto, matinta, entre outras lendas que se diversificam dependendo do município. Um estado cheio de maravilhas e mistérios, é uma vida, em todos os sentidos.

O Amazonas visto de satélite.


O famoso encontro das águas(rio Negro e Solimões)


(Postado por Edson Fernando)

Imagens, Fonte: acrítica.uol.com.br


Receitas da Região Norte.

Tacacá




Ingredientes:

  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo (ou goma de mandioca)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 500 g de camarão salgado (seco)
  • 4 folhas de chicória
  • 4 dentes de alho bem amassados
  • 3 pimentas-de-cheiro
  • 2 maços de jambu
  • 2 litros de tucupi

Modo de preparo:

  • Coloque o tucupi em uma panela com o alho bem amassado, o sal, a chicória e as pimentas
  • Leve ao fogo
  • Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos aproximadamente
  • Simultaneamente em outra panela, cozinhe o jambu até ficar tenro
  • Retire do fogo, escorra e reserve
  • Lave bem os camarões e leve-os ao fogo em uma panela com 4 xícaras de água
  • Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos
  • Retire a cabeça e a casca
  • Em uma panela, misture o polvilho com a água dos camarões, leve ao fogo e mexa até obter um mingau

Sirva em uma cuia com uma concha de tucupi, um pouco do mingau, algumas folhas de jambu e os camarões.


Pato no tucupi


Ingredientes:

  • 1 pato de 3 kg
  • 3 litro de tucupi
  • 5 maços de jambu
  • 10 dentes de alho
  • 2 cebola
  • 1 maço de chicória do Pará
  • sal a gosto
  • 2 tomates
  • 2 limão
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 colhe de manteiga
  • 2 colheres de azeite
  • pimenta de cheiro

Modo de preparo:

O pato:
  • Limpe o pato e o lave com algumas folhas de chicória e limão
  • Deixe-o de véspera na vinha d'alho com alho, sal e pimenta-do-reino
  • Corte-o em pedaços e refoge-o com cebola, alho, tomate bem picados, com a manteiga e o azeite
  • Asse-o de panela para amolecer e depois asse-o de forno até dourar
  • O tucupi:
  • Ferver o tucupi com sal, dentes de alhos inteiros apenas amaçados, a chicória.


O jambu:
  • Lave-o bem , retire as flores, quando houver, afervente-o em aguá e sal até amolecer, escorra e coloque-o no tucupi


Molho de pimenta:
  • Coloque um pouco do tucupi quente em uma molheira, acrescente a pimenta de cheiro levemente amassada
  • Quando o pato estiver macio e tostado, junte-o ao tucupi com o jambu e quando ferver estará pronto.

Sirva-o com farinha de mandioca paraense e arroz branco.

Maniçoba


Ingredientes:

  • 20 maços de folha de maniva lavadas e moídas
  • 02 kg de carne de porco já temperada e refogada
  • meio kg de linguiça cortada e refogada
  • meio kg de chouriço tipo paraná
  • 02 kg de bucho de boi bem temperado e refogado
  • 01 kg de charque retirado o excesso de sal e refogado
  • meio kg de toucinho de porco(fresco)
  • 100 gr de bacon cortado e refogado
  • 01 língua de boi temperada e refogada
  • 01 mocotó temperado e bem cozido até soltar dos ossos, aproveitando-se só o caldo.
  • Condimentos: sal, alho, cebola, pimenta de cheiro, folhas de louro e folhas de chicória.

modo de preparo:

  • Leve ao fogo um caldeirão grande com a maniva e agua para cozinhar em 5 dias em panela destampada. Deve se deixar ferver durante o dia inteiro, apagando o fogo só a noite. No segundo dia de fervura coloque o toucinho fresco cortado em pedaços para cozinhar junto. 
  • Ele ficara todo derretido ao final do cozimento da mesma. Após os 5 dias de fervura vá acrescentando as carnes já refogadas. Acrescente os temperos e deixe ferver por mais um dia inteiro para que pegue o gosto. Deixe para acrescentar o sal por ultimo, pois as carnes já contem sal e poderão fazer passar do ponto. 


Acompanhamento: arroz branco, farinha d´agua e pimenta de cheiro à gosto.

Caxiri 



Ingredientes:

  • Milho seco moído ou farinha de milho
  • Água
  • Açúcar
  • Modo de Preparo:
  • Mistura todos os ingredientes numa panela, leve ao fogo e misture até virar um mingau.
  • Depois deixe fermentar (azedar) por dois ou três dias.
  • Por último bata no liquidificador e sirva.

Damorida

Ingredientes:


  • Peixe ou carne assada na brasa
  • Folha de pimenta malagueta
  • Pimenta jiquitaia (pimenta ardosa)
  • Goma de tapioca
  • Sal a gosto
  • Modo de Preparo:
  • Cozinhar o peixe/carne previamente assado com as folhas da pimenta malagueta, a pimenta jiquitaia em abundância e o sal. Engrossar o caldo com um pouco de goma de tapioca. Cozinhar até a carne ficar bem mole.

Este prato pode ser servido com pirão de farinha de tapioca e/ou arroz branco.


Filé de tucunaré ao molho de taperebá

 Ingredientes:

  • 6 quilos de filé de tucunaré médios
  • 500 ml de polpa de taperebá ou cajá
  • 100 gramas de farinha de trigo
  • 2 maços de caldo de camarão
  • 50 gramas de amido de milho
  • 250 ml de azeite de oliva
  • 100 gramas de cebola
  • 100 gramas de manteiga
  • 20 gramas de alho
  • Sal à gosto
  • 3 limões
  • 4 alhos


 Modo de preparo:
  • Fazer vinha d'alho para o peixe com suco de limão, sal e alho à brunoise. Passar o peixe na farinha de trigo e grelhar. Fazer um fundo com cebola, alho, manteiga, azeite e o caldo de camarão. Acrescentar a polpa de taperebá. Fazer a ligação com amido. Acrescentar o cheiro verde à brunoise. 
  •  Rendimento: 10 porções


Referências:

Postado por:Meire Natália




RORAIMA

O estado de Roraima está localizado na região Norte do Brasil é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Faz fronteiras com Venezuela e Guiana. Tem uma área de aproximadamente 224,3 mil km² ocupando o décimo quarto maior estado do Brasil. Boa parte do estado é coberto por floresta amazônica. É formado por 15 municípios. Os principais municípios do estado sãoː Boa Vista (capital do estado de Roraima), Amajari, Alto Alegre, Rorainópolis, Mucajaí e Caracaraí.
Os pontos turísticos mais visitado do estado de Roraima sãoː Cachoeira de Urucá (Boa Vista), Forte de São Joaquim (Alto Alegre), Ilha de Maracá (Amajari), Lago do Caracaranã (Bonfim), Monte Roraima (Caroebe), Pedra Pintada (Normandia).
A economia do estado de Roraima tem como base a agricultura como arroz, feijão, milho, mandioca e banana. A pecuária como bovino, suínos e aves. E o extrativismo animal, vegetal e mineral (atividade que consiste em extrair quaisquer produto da natureza para fins comerciais ou industriais) como diamantes, cassiterita, bauxita, cobre, areia, argila, granito e ouro.
Bandeira de Roraima
vista aérea de Boa Vista
postado por: Paula Suárez

RONDONIA

O estado de Rondônia é um estado brasileiro que está localizado na região Norte do Brasil, a capital do estado é o município de Porto Velho. O estado é formado por 52 municípios os quais os mais populosos sãoː Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Jaru, Rolim de Moura, Guajará-mirim e Ouro Preto do Oeste. O estado tem uma área de 237.590.864 km². O ponto mais elevado do estado é a serra dos Pacaás com 1.126m encontra-se no município de Guajará Mirim. Seus principais rios do estado sãoː Madeira (maior afluente), Ji-Paraná, Guaporé, Mamoré (Bolívia). A sua vegetação é composta pela floresta Amazônica e o Cerrado ao Oeste.
O turismo do estado de Rondônia tem um grande potencial turístico que é pouco explorado. Com 1,7 mil km de extensão. O governo para poder chamar atenção dos turistas criou uma zona livre de comércio podendo gastar até 2 mil reais em compras de produtos importados.

A economia do estado baseia-se na agricultura com a transportação de feijão e milho para a Região Nordeste. Também é destacado pela produção cacau, café, arroz e soja. E na pecuária o estado é destacado por ser o maior exportador de carne bovina que é o principal produto de exportação de Rondônia.

Bandeira de Rondônia


vista aérea de Porto Velho




postado por: Paula Suárez

domingo, 30 de agosto de 2015

PONTOS TURISTICOS DO NORTE

ACRE
MUSEU DA BORRACHA
PALÁCO RIO BRANCO
PARQUE AMBIENTAL CHICO MENDES


AMAPÁ
FORTALEZA SÃO JOSÉ
LINHA DO EQUADOR


PARÁ

TEATRO DA PAZ
FORTE DO CASTELO
BOSQUE RODRIGUES ALVES


AMAZONAS

TEATRO AMAZONAS
PALÁCIO RIO NEGRO
PRAIA PONTA NEGRA





RONDÔNIA

MUSEU DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ
CATEDRAL DE PORTO VELHO
MUSEU MUNICIPAL HISTÓRICO DE GUAJARÁ-MIRIM



RORAIMA

MONTE DE RORAIMA
SITIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA


TOCANTINS

TURISMO DE TOCANTINS
CACHOEIRA DO RONCADOR
BOSQUE DOS PIONEIROS

postado por: Paula Suárez












10 Frutas típicas da Região Norte.

Açaí


O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. Além do uso de seus frutos como alimento ou bebida, o açaizeiro tem outros usos comerciais. As folhas podem ser feitas em chapéus, esteiras, cestos, vassouras de palha e telhado para casas, e madeira do tronco, resistentes a pragas, para construção civil.Os troncos da árvore podem ser processados para produzir minerais. O óleo de açaí também possui diversas propriedades químicas que causam efeitos benéficos no corpo humano. As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato.


Araça-boi


A polpa do fruto é mole e sucosa, de cheiro agradável e de sabor ácido, podendo ser usada para refresco, sorvete, creme e outros. O aroma se perde facilmente com o calor, assim as geleias não mantêm o aroma original da fruta. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado.


Bacaba


A polpa do fruto é utilizada no preparo do "vinho de bacaba". servido gelado com açúcar, farinha de tapioca ou farinha-d'água. Deliciosa e refrescante, a bacaba é, no entanto, menos popular que o açaí. É muito usada também para fazer sorvetes.As amêndoas e os restos de macerado da polpa são utilizados na alimentação de suínos e aves. As folhas são usadas pela população do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio, viga e cabo de ferramentas.


Cupuaçu


De sabor forte, o cupuaçu é comumente usado em sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o país. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como o creme, compotas, geleias e refrescos. Dentre outros usos importantes, acham-se o "vinho" (refresco sem álcool) e licores. O cupuaçu é utilizado, também tradicionalmente, como ingrediente na confecção de bombons, que obtiveram reconhecimento em todo o país. Outro uso relevante do cupuaçu é na fabricação do cupulate, que é um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate. Na Bolívia, é fabricada uma bebida feita do cupuaçu que é vendida para vários países da Europa.  diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastrointestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e como base para desenvolvimento de produtos de beleza.


Graviola


Popularmente é conhecida como, araticum de comer, araticum do grande, araticum manso, araticum, jaca, jaca de pobre, coração, coração de rainha, jaca do Pará, jaqueira mol. Contém muitas espinhas, vermelhas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerados por muitos que o comeram semelhante ao fruto abóbora. O óleo de graviola oferece muitas propriedades na qual inclui antibactericida, adstringentes, hipotensor e sedativo para citar alguns. Seus usos tradicionais são para tratar a asma, calafrios, febre, conduto, pressão alta, insônia, nervosismo, reumatismo e doenças de pele. Usá-lo em cremes, loções e bálsamos para aliviar a coceira de pele seca e para eczema e sintomas de psoríase. A semente tem alto valor de magnésio e potássio em relação a polpa da fruta.


Guaraná


O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e, devido a suas propriedades estimulantes, é usado na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes. O guaraná é um estimulante: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. Por meio das xantinas que possui (cafeína e teobromina), o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento.Entretanto, se ingerido em excesso, provoca efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, taquicardia, azia e dependência física.


Jatobá


A madeira é empregada na construção civil em vigas, caibros, ripas, acabamentos internos (marcos de portas, tacos e tábuas para assoalhos), na confecção de artigos para esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, esquadrias, joias, objetos de arte e peças de decoração, bem como móveis de alto luxo. A polpa do legume é comestível e muito nutritiva.


Pupunha


Os frutos são frequentemente consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha ou óleo comestíveis. Contudo, também podem ser matéria-prima para a fabricação de compotas e geleias.


Taperebá


O taperebá é consumido especialmente sob forma de refrescos, sorvetes e licores. Todas as partes da planta possuem propriedades medicinais popularmente conhecidas. As principais indicações para a infusão das flores, raízes, folhas e suco das frutas é para o tratamento dos males no trato gastrointestinal e trato urinário. O taperebá possui sabor ácido e adocicado.


Tucumã


É uma palmeira nativa da Colômbia e de Trinidad ao Brasil, especialmente dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, sendo explorada ou cultivada por seu palmito e frutos comestíveis (dos quais se faz uma espécie de vinho), pela sua madeira, usada para fazer brincos, pelo óleo das sementes, utilizado em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum para a confecção de redes e cordas que resistem à água salgada.

Referências:

Por:Nicole Rocha